sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CAPRICÓRNIO, DETERMINAÇÃO E PERSISTENCIA.

   Continuando a caminhada pelos signos, chegamos a Capricórnio, o terceiro dos signos da Terra, representa muitas coisas dentro da Astrologia, devido a seu regente Saturno.
  Saturno é o planeta dos limites, da organização e há algum tempo era chamado de Senhor do carma, devido a seus ciclos que são de mudança, perto dos 30 anos de idade e depois aos 60 e aos 90, são os retornos de Saturno, uma fase de vida de limitações e mudanças.
   Hoje não vamos falar de Saturno e sim de Capricórnio.
   Os capricornianos são bem representados pelo simbolo arquétipico que é uma cabra montesa, alguns a representam com cauda de peixe, mas na verdade este animal escolhe as escarpas para subir a montanha, sempre do lado mais difícil e mesmo que venha a cair, vai subir novamente.
  Os capricornianos são assim, determinados, persistentes e podemos chamá-los e teimosos, devido a isso conseguem vencer na vida.
   Na vida, nada começa fácil para estes nativos, eles nascem com certa sabedoria e a medida que vão crescendo vão ficando mais joviais e abertos para a vida.
   Na vida de um capricorniano, tudo demora mais, o casamento feliz ocorre por volta dos 40 anos, se acontecer muito cedo, o que de fato acontece, após os 40 anos ocorre a separação. Muitos são insistentes e não largam o relacionamento mesmo que já tenha acabado.
   A profissão também, o sucesso vem depois de muita batalha e determinação. 
    São amantes de relógios, pois Saturno representa o tempo e isso é algo bastante longo para os capricornianos, em geral é o signo que mais vive, é comum ter pessoas com mais de 90 anos com boa saúde e vivendo plenamente.
    É comum dizer que capricórnio nasce velho e morre jovem.
   Na saúde rege os ossos, dentes e principalmente os joelhos, o lado mais delicado do signo, em geral a grande maioria tem problemas neste local, isso é uma forma metafísica de ver. Em geral devido a teimosia, os Capricornianos não se dobram fácilmente, portanto ficar de joelhos para eles é um fator de degradação, por isso que sofrem muito com os joelhos.
    No fator organização, administração, ordem, disciplina, persistencia, não tem para ninguém, em geral se dão bem como administradores de empresas, profissionais mais trabalhadores e dignos de confiança, trocam tudo na vida pelo trabalho, com a finalidade de enriquecer pacientemente.
    Aliás a paciencia é outra caracteristica marcante deste signo. São meticulosos, amam a precisão, pensam profundamente e de forma concentrada, são amantes de tradição e antiguidades e ligados a velhos costumes e hábitos.
     Mudar a idéia deste signo não é uma tarefa fácil, pois detestam mudanças e fazem do dever seu lema.
    Um signo bem comum nos bons politicos e administradores públicos, amam a rotina e serviço, portanto se dão bem em instituições públicas.
    São cautelosos e agem apenas em segurança, mas quando desejam algo vão em busca, nem que leve anos para conseguir.
    Não temem a solidão e são bastante reservados.
    O amor pela exatidão os faz bons matemáticos, analistas de sistemas, engenheiros e bons agricultores, em geral tudo que precisar detalhe e exatidão vão se destacar e muito.
    Porem do lado ruim, são muito duros, invejosos, amargos, mesquinhos e é comum a avareza, dotados de inflexibilidade não aceitam nada que não seja da sua forma, o que os torna solitários e deprimidos. Muito preocupado com aparencias e perde tempo com mesquinharias, devido a tendencia de viver no passado e buscar apenas o lado material das coisas.
    Capricórnio, assim como os signos do elemento terra, tendem a ser céticos, o terem que ver para crer, não são muito ligados a espiritualidade, porem a tradição familiar os leva a fanatismos e em geral se dedicam a sua fé de forma ortodoxa, não abrindo a mente para o universo.
    Porem quando as coisas pioram, o resultado é ficar ajoelhado diante do criador e aceitar suas limitações.
     Devido a gostar do passado é comum, estar ligado a antiguidades e a museus, amam a história tanto sua como do universo, e portanto se forem dedicados a pesquisa, serão bons arqueólogos e pesquisadores.
     Em Capricórnio, geralmente temos a encarnação de espiritos bastante antigos, que já viveram muito e conhecem bem a vida, portanto a busca é sempre determinada para uma direção na vida.
     Devido a teimosia e a resistencia, são como árvores de raízes profundas encravadas em um belo jardim, podem fornecer muito para os outros e pouco para si mesmos, em geral não vivem sem trabalho e perdem muito da vida, deixando seus familiares, para dedicar-se a buscar seus ideais.
     Isso os torna pessoas bem vista no trabalho, mas no lar são pouco dedicadas e em geral sofrem por estas atitudes.
     A criança de capricórnio, é mais ligada aos adultos e aos avós, é determinado, ambicioso, economico, cuidadoso, exigente, pode ser pessimista e se tornar o chefe da turma.
      Gosta de acumular desde pequeno, seja poupando economias, ou fazendo coleções.
    Como é um signo de resistencia física, se dão bem em atividades esportivas, mas não tem bom desempenho na escola, tem mais dificuldade em entender as coisas, e não aceitam muito coisas novas.
   Devido a serem puramente metódicos, sempre vão formar familias semelhantes as suas de origem, uma esposa dedicada e trabalhadora, que não exija um companheiro e sim alguém para compartilhar o tempo que sobra, entre um trabalho e outro, o mesmo fará com os filhos, será exigente e não dará muito tempo para que eles tenham liberdade e sim responsabilidade.
       O homem de Capricornio, é organizado e caminha para o alto, ambicioso, busca tudo do bom e do melhor, mesmo que leve tempo para conseguir, não se contenta com pouco e nem com coisas fúteis.
     Está sempre em destaque, seja nos negócios, na politica ou na vida social ou intelectual.
     A segurança economica está acima de qualquer coisa e não desperdiça tempo e nem dinheiro e nem esforços.
    Uma pessoa que gosta de lei e ordem, tudo pode ser realizado pela tradição, gosta de voltar ao passado para ver as utilidades, é conservador e não suporta desperdiçar.
     Procura tudo em função do trabalho e sabe fazer as pessoas trabalharem para si, sabe solucionar problemas, localiza e repara defeitos, organiza, limpa, e direciona tudo como deseja.
    Muito sério e rígido, está sempre em posição de exigir respeito dos outros, seu lema é : nada vem sem esforço e dedicação.
    Se as coisas não são como mandou fazer, ele mesmo fará.
    Em casa é bem tiranico, pois a mania de ordem, deixa seu lar no formato de empresa, tudo tem que ter um funcionamento exato e cronometrado, senão não flui. Não é descuidado nem mesmo na tranquilidade do lar.
    Sua esposa é uma administradora e boa dona de casa, boa em tudo até no sexo, sem ser vulgar, admira a sensualidade, mas é muito prático.
    Gosta de ter ao lado uma dama, uma boa anfitriã, a primeira dama, e que o ame principalmente.
    Se tiver segurança no lar, irá desempenhar muito melhor seu papel de trabalhor intrépido.
     Quando a Lua está em Capricórnio, há um lado emocional, bastante conservador e amante das tradições, alguém discreto, circunspecto, com aparencia de mais idade, realista, amante de todos os tipos de tradição e passado, devido a seu perfil conservador, pode dar um ar de executivo, passando respeito e seriedade.
      O ascendente o faz ser uma pessoa de traços rudes, ossos duros, com destaque para o nariz, um semblante sério e com pouco sorriso.
      Uma pessoa forte, magra, que representa ambição e dedicação, porem é teimoso, limitado e consegue as coisas depois de muita determinação e dedicação.
      A mulher de Capricórnio não é a mais animada do grupo, mas pode contar com ela para fazer bem feito e organizado. Tem dificuldade de expressar seus sentimentos verdadeiros e é muito isolada. Desde cedo é colocada diante da responsabilidade, seja cuidar da casa ou da familia, por isso sente-se restringida e mais limitada.
     Porem é trabalhadora compulsiva, mesmo que este seja doméstico, seja qual for a profissão, a dedicação será integral e persistente.
    Muito esforçada, trabalha para obter recompensas.
    Muito exigente com sigo mesma, e busca tudo que tenha um propósito útil e vantajoso.
    É um tipo lento, mas chega aonde deseja, como uma tartaruga.
    Busca destaque no parceiro, adora tipo executivos, militares, chefes de alguma forma, o tipo piedoso e sem destaque não a atrai.
     Seu marido tem que ser estabelecido profissional e financeiramente, senão não encontrará atrativos, um tipo de Pai, que venha a cuidar dela.
    Não tem muitos atrativos sensuais, mas sabe se doar na intimidade, pois é requintada e surpreende agradavelmente seus afetos, aliás é do tipo que fica com um parceiro a vida toda, e não aceita bem a separação.
    Pode sofrer calada, mas fica, pois detesta mudanças.
    Ama dirigir, seja seu próprio carro, ou a vida de seu parceiro e da sua familia, em geral é considerada a matriarca da familia, uma senhora de respeito que faz sentido de ser uma dama e uma excelente primeira dama.
   Sempre bem vestida, com detalhes, mas é do tipo executivo que ama roupas clássicas, não é voltada para a moda, e sim para a qualidade e valor.
    Em geral os Capricornianos, são pessoas bem requintadas e que obtem sucesso na sociedade, devido a sua busca por status.
    Calmos,pacientes e determinados, chegam com muita luta aonde desejam, em geral terminam a vida com boa estabilidade financeira e nem sempre afetiva, é comum na velhice ficarem solitários.
    Silvana Guiraud
    Foto: fonte web.
   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário