domingo, 27 de novembro de 2011

COMO OS SIGNOS SE RELACIONAM - Parte 1.

   Falar de relacionamentos é algo bastante complexo, pois o que é comum para uns pode ser um problema para outros.
  Em Astrologia, é comum usarmos a Sinastria, para avaliar os relacionamentos, não só entre casais , como sócios, amigos e membros de uma familia, empresa, grupo, etc.
  Relacionar-se é uma questão nata de todos, inclusive de animais, pois muitas das capacidades que nos tornam melhores, é entender e compreender o outro.
  No mapa astrológico, temos o ponto do ascendente, que determina a personalidade e o nosso Eu, mas do lado oposto, temos o ponto do descendente, que é o inicio da casa 7, a casa dos relacionamentos ou a visão do outro em nossas vidas.
  Uma pessoa não é completamente de um só signo, como já falei muito sobre isso, esta combinação única, tembém é importante no momento dos relacionamentos.
  Nos casos afetivos, temos que diferenciar amor verdadeiro de paixão. O amor verdadeiro é construído entre duas pessoas e que podem ser do mesmo sexo e até com laços familiares, amigos, sócios e pessoas de um mesmo grupo. Amar é estar feliz ao lado de outra pessoa e fazer com que esta também seja feliz, não apenas ao nosso lado, mas no todo da vida.
  Paixão, é uma chama inicial dos relacionamentos afetivos, que pode queimar em pouco tempo e se não for gerado o amor, pode acabar definitivamente.
  A paixão gera obsessão e posse, este é um grande problema para famílias, quando o casamento acontece por posse, há sofrimento para ambos e nada se constrói sem amor de verdade.
   Um relacionamento para ser duradouro e feliz, é preciso avaliar o Mapa por completo dos dois e avaliar Marte e Vênus, além dos signos do Sol, Lua e ascendente, portanto é sempre conveniente realizar uma sinastria entre duas pessoas que desejam casar, gerar uma sociedade ou até para outros fins.
  Analisando cada signo em particular, e seus meios de ver e sentir os relacionamentos, vou fazê-lo por grupos de elementos.
  Primeiramente os do elemento Fogo, em seguida os do Ar, depois os da Terra e por último os de Àgua.
  No grupo do Fogo, temos os mais intensos, apaixonados, impulsivos e sexualmente mais ativos.
  Áries, regido por Marte, é pura sexualidade, o ariano costuma ser impulsivo, ansioso, determinado para "caçar", literalmente, ele busca seus relacionamentos de forma ativa e dominadora.
  Um homem ariano, domina a esposa, escolhe até suas roupas, não aceita de forma alguma que ela exerça alguma função que pertença a ele. São homens gentis, charmosos, elegantes e agradam sua perceira, mas pelo fator dominação, são verdadeiros donos de seus afairs. A mulher de áries, é semelhante.
   Com ajuda de seu regente Marte, são verdadeiros guerreiros, que na batalha querem ser os primeiros, mesmo no amor.
   Se um ariano se sentir traído, ele não perdoa, vira as costas e parte para outra, nem lembrando que houve alguma coisa.
  Quando desafiados não negam a batalha e são bastante agressivos, arrogantes e agem sem pensar, depois podem ter algum arrependimento, mas isso depende de muitos fatores.
  É comum arianos serem ótimos no mercado de trabalho e muito gentis em ambientes sociais, porém em casa com seus familiares é totalmente ao contrário.
    Esta característica ariana de ser, muitas vezes ele se apaixona, domina e depois se arrepende e faz da vida do outro um caos, pois teme a solidão e deseja a liberdade para conquistar.
   É fácilmente atraído por pessoas que se deixam dominar e por isso podem ficar em um casamento mesmo sem amor, apenas para exercer seu papel de lider e o primeiro em tudo.
  No sexo é folgoso, impulsivo, precipitado e odeia sentir-se vulnerável ao outro, então ele apenas satisfaz seus próprios desejos e oferece mais do que pode receber.
  Se o relacionamento desanimar, a paixão esfriar, ele perde o interesse e busca novidades.
  Para os arianos, sexo não é apenas a relação, é descoberta, iniciativa e uma certa brincadeira, que se não for compartilhada de forma semelhante, irá descartar com facilidade.
  Arianos se dão bem com outros signos do elemento fogo (leão e sagitário) e encontra em seu oposto Libra, o que não existe nele, equilibrio, diplomacia, harmonia e habilidade de conciliação.
   O outro signo do elemento fogo é Leão, o astro de todos, ele ama aparecer e se destacar, assim é nos relacionamentos, um grande amigo, parceiro, e um lider nato no ambiente social de familiar.
  Mas na área do amor, é apaixonado, exibido, idealista e exigente. Odeia parceiros menos inteligentes, ama aparecer ao lado de pessoas de destaque.
   Como é o dono do palco e o centro das atenções, vai fazer de tudo para ser o parceiro principal no relacionamento, atraindo tudo em torno de si.
   Ama ser admirado, idolatrado, querido, apreciado, mas se o outro não fizer isto, o relacionamento tende a apagar e acabar definitivamente.
   Leão rege a casa 5 no Mapa astral e esta casa é relacionada com criatividade, filhos e amor verdadeiro, todos os projetos de vida são analisados pela casa 5.
   Portanto os leoninos, são lúdicos, criativos e quando se trata de amor, estão sempre em busca da alma gêmea, mas em geral precisam primeiramente ser amigos de seus parceiros e acender a paixão, só assim serão felizes.
   Adora jogar com seus parceiros, atrai inúmeros parceiros afetivos, um excelente ator, está sempre planejando um novo papel a exercer para suas conquistas afetivas.
   É comum leoninos sufocarem seus amados, devido ao desejo de adoração, querem elogios constantes, o que torna a situação enfadonha, e gere impotencia no outro para satisfazer seus altos desejos de ser visto e admirado.
   Quando um leonino não é apreciado pelo parceiro, ele sai do relacionamento, mas se agir de forma madura, ele usará sua criatividade nata, para fazer o que deseja, o que muitas vezes acaba conseguindo.
   Outra caracteristica leonina, é enaltecer o parceiro, colocando-o em um pedestal, mesmo sem merecimento. Fica cego de paixão que tem dificuldades em enxergar os defeitos do outro, e quando isso acontece, há sérios desapontamentos.
   Um dos signos que mais representa seu arquétipo, o Leão, usa muito sua habilidade para se destacar, reinar, ser enaltecido, e precisa receber elogios sempre, principalmente na área da sexualidade.
   Atrai ciúmes e adora ser servido, é sempre o parceiro dominante em qualquer relação.
    Tem necessidade de aprovação e sempre que está vivendo um amor, está em busca de algo distante, é dificil valorizar o que já conquistou e gosta de exibir seus amados, jamais vai estar com pessoas que julgue menos.
  Um signo bem egocentrico, imaturo, carente, porem criativo e com importante grau de dominância e liderança.
    Leão se relaciona bem com quase todos os signos, tem muita dificuldade com parceiros de água, devido ao excesso de sentimentalismo destes nativos.
    Mas em Aquário seu oposto, ele encontra a originalidade, excentricidade e visão de futuro que tanto ambiciona. Aquário, mostra para Leão o amanhã, pois vive com o olhar para frente, o que atrai o leonino desejoso de viver e se destacar.
    O terceiro signo do elemento fogo é Sagitário, o mestre de todos, usa sua sabedoria e mania de filosofar para atrair seus parceiros.
     Um sagitariano não gosta de ser contrariado, ele é o tipo sabe tudo.
    Regido por Júpiter, são expansivos, otimistas, folgosos, sabichões e gostam de bastante espaço para serem felizes, odeiam limitação e amam a liberdade.
    É o signo das viagens longas e das aventuras, muito esportivo e que gosta de estar na natureza. No relacionamento adora atividade e novidades.
   Um signo de pessoas abertas e otimistas, mas que tendem a megalomania e ao idealismo exagerado, deixando muito do amor, em busca de grandes ideais.
    Não suporta ser preso ao amor, não suporta intolerancia, mas contrasta com o estilo conservador e justo, porém seletivo, como outros sigonos do fogo deseja ser amado, apreciado e valorizado.
    Egocentrico, vai buscar no mundo seu desejo de ser amado e idolatrado, como ama a liberdade, é comum ter muitas aventuras fora do casamento, isso o alimenta e o faz fiel a sua casa, pois como todo viajante um dia retorna para seu lar.
    Seu arquétipo de centauro, tem metade gente e metade animal, portanto quando contrariado, ele usa de sua metade agressiva e dá verdadeiras patadas em seus amados. Depois perdoa e usa sua versatilidade e otimismo para perdoar.
    Como é um ser que ama viajar, muitas vezes pode ser desatencioso e desligado, devido a capacidade de se projetar em outros locais, viaja mesmo assistindo tv ou lendo ou bom livro.
    Seu parceiro preferido é inteligente, culto, que o estimule com longas conversas sobre tudo e principalmente sobre o que ele ama, assim terá sua atenção por muito tempo.
     Amor e sexo, é uma oportunidade de crescimento e evolução, portanto a liberdade de escolha é uma necessidade, mas carece de objetividade.
    Um grande problema é mentir para si mesmo e crer que pode fazer as escolhas e determinar os destinos a sua escolha, o que lhe traz sérios problemas afetivos, quando seu parceiro não vai de acordo com suas ideologias, pode deixar de ser romantico e ficar totalmente livre e ir em busca de novas aventuras.
    Um signo que apesar de ser intenso, folgoso como o elemento fogo, não consegue viver sem companhia, todas as aventuras e sonhos necessitam de serem compartilhados e aprovados, para seguir em frente.
   Como já foi falado, os signos do fogo se dão bem entre si, mas Sagitário encontra no seu oposto Gêmeos a versatilidade e o descomprometimento e principalmente a inteligencia e a intelectualidade que deseja, o lado lúdico e jovem do geminiano o leva a ter a felicidade que tanto procura e a liberdade que tem necessidade para viver.
   O segundo elemento a ser analisado é o Ar. Os signos do Ar, usam da energia mental para viver e é comum relacionarem-se através de elementos de comunicação escrita, falada e etc.
   O primeiro destes signos é Gêmeos, o que o identifica é a maneira jovem e lúdica de se expor, versátil e inteligente, porem carece de compromentimento e gosta de mudar sempre, o que atrai parceiros interessantes, como também os distancia.
  Geralmente um geminiano só é compreendido por outro geminiano, mas como é o signo dos irmãos e dos amigos, ele está sempre presente em grupos sociais.
  O geminiano, não é fiel a um só amor, ele ama um de cada vez e depois esquece, manter-se em um casamento é bastante difícil, pois ele necessita que seu parceiro seja mutante também, é aí que a coisa complica, se for atraído para signos da terra que são mais rígidos ou da água que são mais emotivos, ele logo desiste, pois pode comprometer sua capacidade de voar, estando aprisionado a alguém que determine suas regras.
   Gêmeos é a borboleta do zodíaco, ele adora perambular, conhecer as pessoas, entender a natureza humana e aprender sempre, está sempre com algo em vista, gosta de ambientes culturais e não é chegado a boemia.
   Como ama a liberdade, sua casa, seus amores também são livres, no relacionamento ele prefere conversar do que viver altas transas, no sexo é mutante, brincalhão e gosta de variedades. Mas não é tão sexualizado, é mais sensual e lúdico, precisa ser entendido e conquistado para ceder aos caprichos do outro.
   Se for adulado, elogiado, tratado como único e receber algum presente, ele se derrete, devido ao seu arquétipo que é representado por duas crianças. A natureza intíma de todo geminiano é satisfazer as crianças, por isso é que a jovialidade é tão marcante.
   Gêmeos jamais mostra a idade verdadeira e seus parceiros são sempre mais jovens. Pois como é intelectual e gosta de estudar, vai aprender muito com seus amados.
   Jamais cobre alguma coisa de um nativo de Gêmeos, se ele for imposto a fazer algo, ele não fará de birra e por consequencia dará o troco, com alguma fugida ou aventura fugaz.
   Quando se trata de aventuras, passeios e desvendar o mundo, sair da rotina, ele é um grande parceiro, mas se o objetivo for apenas sexo, ele foge mesmo.
   Conquistá-lo não é uma tarefa fácil, ele precisa ser atraído e sentir-se amado e estar amando para ficar no relacionamento e jamais deve ser dito que ele ficará para sempre, pois isto gera indecisão e fuga.
    Gêmeos é signo de duplicidade e é bem comum casarem mais de uma vez ou terem dois parceiros ou afetos simultâneos, não que seja traição, ele enxerga utilidade dos dois ao mesmo tempo e os compara, e não tem facilidade de opção, é um signo que comete a bigamia.
    Ele ama um de cada vez, se tiver apaixonado, ele permanece, até que outra história mais interessante possa ser escrita ou publicada.
   Sofre muito com desilusões afetivas, e pode ficar sózinho por opção ou por necessidade de não ser de ninguém, isso o liberta a novas descobertas sem estar comprometido a um só.
   Quando mais idoso procura o aconchego de uma familia, que o torna mais cativo e fiel, os melhores parceiros são seus irmãos do ar ( Libra e Aquário), porém Sagitário seu oposto, o atrai pela capacidade de o levar a grandes aventuras e viagens interessantes, pela capacidade de expansão e intelectualidade e justiça, coisas que os geminianos amam.
   Mercúrio seu regente é o planeta da comunicação, tudo que se relaciona a ele é versátil e rápido, assim como os geminianos, amados pelo que são e pelo que expressam.
    Libra é o segundo signo do elemento ar, representa no mapa astrológico a casa 7, os relacionamentos, o outro.
    Libra é regida por Vênus o planeta do amor e da harmonia e dos valores, portanto Librianos não vivem sem relacionamentos.
   Um libriano passa a vida em busca de seu parceiro ideal e devido a natureza indecisa e a incapacidade de dizer não, ele sofre com escolhas erradas.
   Diplomata, conciliador, justiceiro e mediador nato, ele está sempre tentando apaziguar as dificuldades e colocando literalmente "panos quentes" na relação.
  Como ama o amor e é romantico por natureza, é um amante desejado, os homens são lisonjeadores, elegantes, belos e sabem agradar suas parceiras, as mulheres são belas, atraentes e delicadas, o que atrai o sexo oposto.
  Mas tem seus defeitos, como valorizam muito as coisas, não apreciam parceiros que não tenham a vida definida economicamente, precisam de segurança e vão em busca de valores, o libriano, gosta de uma casa luxuosa, com peças ornamentais de valor e de status.
   Só é conquistado se o parceiro em questão o levar para locais de grife e suntuosos, ama ser tratado como nobre e o faz por merecer.
   Mesmo um libriano que não tenha tantos recursos, procura locais ou sua casa é decorada de forma harmonica e bela.
   O que mais incomoda um Libriano é a feiúra e a desordem, se tiverem como amantes alguém que não o agrade no visual eles o deixam, mas não é fácil de acontecer, primeiro eles vão tentar valorizar seus amados, fazendo com que estes se apresentem de melhor maneira, seja facilitando sua evolução cultural, beleza e vestuário.
   Como é o signo da parceria, se for estimulado pelo amor, seus amados se tornarão pessoas de destaque e bastante atraentes.
   Sexo para Libra, tem algo mais requintado, eles amam preliminares, delicadeza e um ambiente digno de um castelo, com bons vinhos, champagne, alimentos afrodisíacos e muito romance.
    Librianos fazem tudo pelos que amam, ajudam de todas as maneiras, mas se não tiver reciprocidade pode por tudo a perder.
    Devido a natureza mediadora, quando em confronto, ele provoca ciúmes, colocando um afeto contra o outro, gerando muita encrenca e podendo ficar sózinho.
   De forma sutil, ele ama ser desejado, caçado e perseguido, e não é de buscar seus parceiros de forma agressiva, ele aprecia bom nível e os mais inferiores ele descarta ou provoca discriminação, se tiver melhor aparencia e mais recursos, irá atrair estes nativos.
   Libra é o signo dos amantes, e as mulheres se destacam por ficarem afetivamente ligadas a homens mais velhos com boa situação economica e até com familia constituída só por motivos de segurança. Se libra tiver algum relacionamento com mais jovens, só se for amor verdadeiro, jamais aceitam ser cativos de pessoas sem potencial de crescimento.
  Libra é o signo do amor e não do sexo, isso deriva em admiração, aceitação, comprometimento, mas como é indeciso por natureza, pode ser usado e lesado por suas amantes, até se fixar no parceiro certo.
  Os maiores problemas surgem quando casa por conveniencia e pode sofrer muito, outra caracteristica de libra é que costumam lucrar na vida com seus parceiros e casamento.
   A felicidade Libriana está em viver o amor, sobre todas as nuances seja na arte, na família, na vida e principalmente com o parceiro certo.
   Se relacionam bem com seus irmão do elemento Ar, mas seu oposto Áries o prende para sempre, pois os arianos sabem dominar libra e estes acalmam sua natureza guerreira, é o momento que Marte e Vênus se unem e não há nada que possa interferir.
   O último dos signos do ar é Aquário, o anjo rebelde do zodíaco, excentrico, original, com os pés no futuro, este nativo não é fácil de ser compreendido.
  Avante de seu tempo, com um poder de genialidade, aliás é o signo de muitos gênios. Aquário representa algo trancendente, como seu regente Urano, é imprevisível, inesperado e cheio de surpresas.
   Urano é a oitava energética de Mercúrio e representa nossa nente superior, nossa capacidade cósmica de viver como seres universais.
   Aquarianos são altruistas, inovadores, peregrinos, atuam muito bem com amizades e se dão muito pouco nos relacionamentos.
   Aquário se alimenta na solidão e não é fácil conviver com eles, quando focados em um objetivo, esquecem da vida e costumeiramente de seus parceiros.
   São hiperativos, inventivos e ligados a gostos diferentes, amam tudo que seja contrário ao rumo das coisas, estão ligados a visão de um mundo com todas as pessoas juntas, "somos todos um".
   As maiores conquistas da humanidade, e que mudou a história devemos aos Aquarianos.
   Aquário não se detém a valores, ele os dá com facilidade, precisa de parceiros brilhantes e inteligentes, avantes de seu tempo, com algo mais esotérico e mistico.
    O amor e os relacionamentos fazem parte do todo, portanto é o tipo de pessoa que liberta seus parceiros e usa o amor como algo mais sublime.
    Para Aquário, é importante sentir a verdade e estar no relacionamento por vontade, não são do tipo que casam por determinação ou regras. Como são inovadores, adoram relacionamentos abertos, do tipo cada um na sua casa, porem ligados pelo amor verdadeiro.
    Como são inventivos e geralmente se dedicam a alguma atividade de pesquisa cientifica, eles são seres pensantes e se desligam fácilmente das tarefas triviais, seus parceiros podem ser esquecidos ou trocados por alguma engenhoca que precise ser acabada.
    Um signo de amizade, faz de seus relacionamentos eternos amigos, e quando apaixonado ou ligado afetivamente, usa de seu poder de análise e experimentação, para aprender e ensinar, gerando uma boa companhia, para quem deseja desbravar horizontes.
     Como é intelectualizado, é comum aceitar a solidão a comprometer sua liberdade de ação.
     Se relaciona bem com outros nativos do ar e é atraído pelo seu oposto Leão, que precisa aplaudir e ser aplaudido, portanto , quando em companhia de leoninos, os aquarianos são exaltados e compartilham o palco.
     Assim ficam felizes por poderem encontrar a realização e o brilhantismo que tanto almejam.
    Este assunto será concluído na segunda parte, onde falaremos do elemento Terra e Água e suas formas de ver e vivenciar os relacionamentos.
    Silvana Guiraud.
    Imagem: fonte web.
    

   
  
   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário