sexta-feira, 22 de junho de 2012

CASAS ASTROLÓGICAS

  Quando solicitamos uma data de nascimento para gerar um mapa astrológico, é muito importante a hora exata, primeiro para determinar o ascendente e segundo para colocar o mapa dividido em casas.
   Quem não tem a hora pelo menos aproximada, pode ter menas informações, o mapa completo gera inúmeras informações sobre todos os setores da vida da pessoa.
  Portanto sempre que enviarem a data, nunca esqueçam da hora e o local de nascimento, este último avalia a latitude e a longitude, definindo exatamente o céu na hora do nascimento.
  Agora que já foi falado a importância do mapa exato, vamos falar das casas.
  As casas se dispõem em eixos, e temos 6 eixos no mapa, as casas 1 e 7, fazem um eixo o da personalidade, a 2 e a 8 fazem o setor dos valores, a 3 e a 9 são o eixo do conhecimento, a 4 e a 10, o eixo familiar e do sucesso, as casas 5 e 10, é o eixo da criatividade e das amizades e as casas 6 e 12, fazem o eixo da saúde e do inconsciente.
  Vamos falar individualmente das casas, mas é importante esta visão de eixos, para ver que sempre que avaliamos uma casa, tem a outra em sentido oposto.
  A casa 1, é a casa da personalidade, do Eu, do ego, do si mesmo, como nos vemos, como iniciamos as coisas, esta casa começa pela linha do ascendente e mostra principalmente a máscara social que usamos, como desejamos ser vistos e como nos mostramos de verdade.
  O casa 1 é do signo de Áries e todos os planetas que aí aparecem, tem nuances arianas.
   Um sol de casa 1, revela uma personalidade ariana, pioneira, competitiva, desbravadora, agressiva, impulsiva, muitas vezes a pessoa nem é do signo, mas a posição solar muda as características do signo de nascimento.
   Devido a isto que muitas pessoas são diferentes de seus signos solares, é devido a posição que o sol aparece no mapa.
  A casa 2, é a casa dos valores, tudo que temos e valorizamos, como obtemos nossos recursos financeiros.
   Esta casa é a casa do ter, assim como a casa 1 é do ser.
  Esta casa é do signo de touro, e portanto os orbes que aparecem são de características taurinas.
   Uma pessoa que tem gosto para coisas de valor, ama grifes, jóias, obras de arte, sabe fazer negócios, e gosta de investir e adquirir posses. Também tem vaidade excessiva e gosta da boa mesa, em geral a acumulação é sua meta.
  A casa 3 é a casa do saber, da primeira escola, e das pequenas viagens, a casa da comunicação e do comércio.
  A casa 3 é do signo de Gêmeos, e os planetas aí colocados recebem nuances geminianas.
   Sol de casa 3, não importa os signo, pode ser uma pessoa com qualidades verbais, um bom escritor, comunicador, ágil, inteligente, comerciante, bom vendedor e uma pessoa jovem, mesmo com bastante idade, está sempre rodeada de amigos.
   A casa 4, nos mostra a família, aspectos de nossa casa, a mãe em mapas masculinos e o pai em mapas femininos, também mostra nossa idade avançada.
   Esta casa é a casa de Câncer, o signo da família, quando aparecem planetas   aí tomam características cancerianas.
   Sol de casa 4, mostra uma pessoa voltada para a família, superprotetor, adora uma briga em casa, está sempre ligado nos laços familiares, vive ligado aos país e sofre muito com problemas estomacais e adora comer, também não tem muito bom gosto ou tem um gosto estranho.
   A casa 5 é a casa do criar, onde todos os projetos se criam, podemos ver nesta casa os filhos, os projetos de vida e os amores verdadeiros.
  A casa 5 é a casa lúdica, onde tudo se completa e amplia nossas capacidades.
   Planetas de casa 5 tem características leoninas, sol de casa 5 confere a pessoa uma personalidade leonina.
   Alguém de destaque, líder, que ama aplauso e tem talento nato para o teatro, alguém brilhante e bastante criativo, porém centralizador e egocêntrico.
   A casa 6 é a casa da saúde e do trabalho, dizemos o trabalho suado, metódico e rotineiro, seria a casa do fazer.
    A saúde é importante e esta casa é chamada da saúde por pertencer a Virgem.
   Signo que rege a saúde e quando vemos planetas nesta casa estão envolvidos com o trabalho e os problemas de saúde.
   Sol nesta casa gera caracteres de Virgem, alguém metódico, analista, bastante crítico, é comum ver este sol em mapas de profissionais de saúde.
    São inteligentes, observadores e centrados em seus objetivos.
  A casa 7, é a casa do outro, dos relacionamentos, dos sócios e das parcerias, é a casa do casamento e muitas vezes analisamos pares através da casa 7.
    Mas o que mais observo através desta casa, é como vemos o outro, como tratamos outras pessoas, muitas vezes a forma de ver o outro pode estar associada aos signos da casa 7.
   Planetas nesta casa tem nuances de libra, é alguém que vive em função de outros, muito indecisa, com habilidades de justiça e um conciliador nato, odeia desarmonia, tem bom gosto e é elegante por natureza.
   Sol de casa 7 pode manifestar características librianas.
   Através da casa 7, podemos avaliar o casamento da pessoa, a duração e o perfil do parceiro e também a época da vida que se sucederá o evento.
   Sócios e parcerias também são avaliados a através da casa 7.
   A casa 8, fala da morte, das heranças, dos litígios, dos bens de terceiros, o que adquirimos através do casamento ou dos outros. Esta casa é oposta a casa 2, e também é uma casa de valores, o que recebemos e não o que geramos.
   Esta casa é chamada de casa da morte por pertencer a Escorpião, que além de dar esta característica para a casa, também é chamada casa da sexualidade e da espiritualidade.
   A casa 8 é uma das casas magnéticas, pois quando observamos planetas nesta casa, nos dão inúmeras informações, como a morte e forma de expressão sexual, não opção, mas como a pessoa trata de assuntos secretos.
   É dita casa da espiritualidade,por escorpião ser um signo de mediunidade e grandes qualidades paranormais.
   Planetas nesta casa, tem nuances de Escorpião, um detetive nato, alguém magnético, profundo, investigador, violento, vingativo, com dons para a cura e para a cirurgia, passional e adora o oculto.
   Quando o sol aparece na casa 8, muitos postulados antigos falavam que a pessoa poderia morrer, o que observo é mais vitalidade, mais resistencia, coisas típicas de escorpião que tem capacidade nata de regeneração.
   Quando há pontos mal aspectados, pode mostrar uma tendência a acidentes e até cirurgias, mas a morte na verdade, não ocorre para a astrologia.
  Quando avaliamos uma data de morte, o que aparece é uma fase difícil e não exatamente um ponto comum. Isto porque a morte é interpretada de forma diferente para todos.
  A casa 9, é a casa das novas filosofias de vida, das longas viagens, dos estudos superiores, do contato com estrangeiros, das aventuras, uma casa oposta a casa 3 do saber, aqui posso chamar a casa do conhecer.
  A casa 9 é a casa natural de sagitário, é a casa de maior expansão da vida da pessoa, sempre que algum planeta está bem posicionado nesta casa, confere uma certa energia de expansão.
  Sol de casa 9, tem características de sagitário e gera uma pessoa aventureira, curiosa, filosófica, metida e do tipo que deseja ensinar Deus, mas é uma pessoa com talentos natos para idiomas e estão sempre viajando ou centrados em aventuras. Justiceiros natos, são bons na advocacia.
  Uma coisa que é importante falar das casas, é que a casa 9 está mais envolvida com a morte do que a casa 8, por se tratar de uma longa viagem, muitas vezes já observei aspectos importantes, envolvendo esta casa.
   Como bons sagitarianos, estão sempre com uma flexa apontada para as estrelas e para o conhecimento, a casa 9 bem colocada gera uma pessoa de sabedoria e capacidade de ensinar com destaque.
   A casa 10 é a casa do sucesso social e profissional, uma casa que mostra a elevação do mapa, onde podemos ter destaque e como isto se processa na sociedade. Oposta a casa 4, esta casa também é do eixo familiar por representar em mapas masculinos a mãe e em mapas femininos o pai, também vemos os talentos natos através da casa 10.
  Esta casa pertence naturalmente ao signo de Capricórnio, e tem esta característica, depois de muita luta vem o sucesso.
   Muitas vezes temos que percorrer muitos caminhos, para encontrar o céu, a nossa missão de alma está associada a casa 10.
  Sol nesta casa é capricorniano, um bom organizador, administrador e trabalhador incansável,teimoso, luta, cai e chega nos objetivos traçados.
   Como a casa 10 é a casa do sucesso, é comum ver o surgimento de talentos, quando esta casa é ativada por trânsitos planetários, e muitas vezes isto ocorre na fase de aposentadoria do trabalho braçal e aparece o talento nato, o prazer em ser e fazer.
   A casa 11, é a casa das amizades e dos relacionamentos sociais, oposta a casa do criar, casa 5. Esta casa se refere a nossa capacidade de ser social, quem são nossos amigos e inimigos, como vemos o mundo através de relacionamentos sociais.
   Esta casa é natural de Aquário, excêntrico, histérico, altruísta, inesperado, original e adiante de seu tempo, são nuances de quem tem sol de casa 11.
   A presença de planetas nesta casa, nos indica como vemos nossos amigos e que tipo de pessoas atraímos para relacionamento social.
  Os signos que estão nesta casa mostra esta capacidade comum de estar em meio a sociedade.
  Sol de casa 11 é aquariano.
  A casa 12 é a casa do inconsciente, do que desejamos ocultar, nossos sonhos, desilusões, capacidades intuitivas e a nossa maneira de ficar só, diante de si mesmo, não é uma casa social, é a casa do sacrificio e da retirada voluntária da sociedade, do celibato opcional.
  Esta casa é natural de Peixes, um signo com características ícones de mártir, piscianos são sonhadores e criam um mundo deles, que é mais fácil viver, muitas vezes fora da realidade, dentro dos limites do ego.
  Devido a esta facilidade de se retirar da sociedade, até de forma inconsciente, há muitos piscianos e pessoas com planetas de casa 12, atuando em cárceres, hospitais, asilos e locais onde haja uma certa privacidade.
   Sol de casa 12, geralmente a pessoa não tem facilidade de expressar o signo, que fica oculto sob o véu de Netuno.
   Quando avaliamos mapas de sinastria, o que mais dificulta é a casa 12.  Pois por ser uma casa de sacrifício, planetas o outro nesta casa, levam o outro a sacrificar alguma coisa na vida.
   Não é nada fácil lidar com a profundidade da casa 12, assim como a casa 6, ela está ligada a saúde, neste caso ao lado mental.
  Um ano de análise psicológica, pode ser resolvido apenas pela boa interpretação e análise da casa 12, no mapa de nascimento.
  Terminando este passeio pelas casas, o que venho mostrar é a diversidade da astrologia, não apenas como passatempo e sim como algo sério que pode mostrar muito de cada um e como funciona, seus talentos e até o que de mais  oculto existe em sua personalidade.
   Muitas perguntas existenciais são plenamente respondidas, depois de conhecer a si mesmo através do seu Mapa de nascimento.
   Um abraço a todos.
   Silvana Guiraud
   Imagem- fonte web;
   

   

    
   

2 comentários:

  1. Ola, tudo bem? Entao, ru comentou sobre a casa 12 na sinastria.. Se puder me responder, um sol e venus na casa 12 do outro tras grandes problemas pra relaçao? Principalmente se a pessoa dos planetas tiver netuno em conjunçao a venus da pessoa da casa 12? Bom, desculpa as perguntas, mas é q estou bem encabulada com essa parte da sinastria, um misto de medo sabe? Pois todas as coisas q leio sobre essa casa, sao sempre dificeis, principalmente em,se tratando de sinastrias.. Bom, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Um grande abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Diz-se que as casas 1 e 7 formam um eixo. Tenho Jupiter em Peixes porém em vários mapas astrais que fiz o Ascendente aparece em Leão, não é para ser Ascendente em Virgem na realidade? Alguns testes que fiz o Ascendente aparece em virgem, mas o Jupiter sempre em Peixes, e agora? Ascendente Leão ou Virgem. Meu signo é Leão.

    ResponderExcluir