domingo, 22 de agosto de 2010

ASTROLOGIA CIENCIA OU SUPERTIÇÃO?

   Hoje venho falar sobre um assunto bastante delicado, que ainda poucos conhecem de que se trata.
   O que é Astrologia?
   Se verem em qualquer dicionário, terão logo a resposta, Estudo dos Astros.
   Logos, vem do grego estudo, conhecimento , então logia é estudar.
   Astros, vem de estrelas, planetas, cosmos, então Astrologia é o estudo dos Astros.
   E Astrólogo, a pessoa que estuda os Astros.
   Depois de definido os termos, vamos conversar um pouco.
   De onde surgiu o Horóscopo?
   Horóscopo vem de Oráculos, que se usavam desde a antiguidade para prever algo, e se usa até hoje, o tarot é um oráculo, runas, cartas ciganas e muitos outros tipos de oráculos, na antiguidade temos o famoso oráculo de Delfos, na Grécia.
   Já entenderam Astrologia é uma coisa e horóscopo é outra, quem misturou, não sei dizer, só que fez uma tremenda confusão e tirou a beleza desta ciencia milenar.
   Se estudarmos a vida de astronomos antigos que escreveram os primeiros postulados sobre o céu, eles estudavam Astrologia, sem relacionar com personalidades humanas, apenas com constelações e seus nomes, aries, touro, gemeos, etc, formando a disposição estelar que temos e a disposição planetária que podemos observar.
   Alguns astronomos mais misticos, observando postulados antigos do Egito e de povos antigos, observaram a astrologia influenciando nascimentos e isso já era milenar em países como India e todo o Oriente, os Vedantas usam Astrologia, o Budismo e muitos outros povos antigos tem nos céus seus rumos pré determinados.
   Nos dias de hoje, a Astrologia, se tornou mais especializada, pois muito da psicanálise de Jung foi baseada em postulados arquétipicos astrológicos, ele estudou muito de Astrologia para publicar seus postulados de psicanálise.
   Se for falar da história da Astrologia, este espaço é bastante pequeno e hoje muitos já publicaram até livros sobre o assunto.
   Mas o que vem a termo agora é o assunto Ciencia, alguns dizem pseudo ciencia, nunca vi algo ser pseudo ou falsa ciencia, ou é ou não é.
    A Astrologia estuda os Astros isto é comprovado, faz inúmeros cálculos matemáticos de horários, locais e outros mais para se ter um Mapa na mão.
    Um Mapa nada mais é do que a descrição desenhada de algum fato, nascimento ou evento manifestado no céu, no momento exato e depois transcrito para um mapa que nos permite a interpretação do que desejamos saber.
    Quando alguém nasce, tem um horário exato, aquela hora que se dá a primeira inspiração, o primeiro choro do bebê, esta é a verdadeira hora do nascimento, muitos não anotam corretamente e cabe aos astrólogos ajustar o momento exato.
     Neste momento de nascimento , é anotado hora exata e local, há um céu formado de constelações e planetas, que estão ali influenciando aquele dia, aquele momento para a humanidade ,e ocorre o nascimento, aí é que surge o Mapa Astral, um retrato do céu deste momento exato.
     A hora exata, vai dizer o ascendente, e dar algumas caracteristicas físicas na pessoa, o Sol passando por uma constelação vai dar um tipo de personalidade, a Lua outro e assim com todos os planetas.
     O Mapa é dividido por casas, que tem um significado pessoal para cada setor da vida e é regido por um signo, são 12 casas.
      12 signos, que representam 12 constelações.
      A Astrologia, é bastante estudada, por diversos angulos, aí o fascinio e a abertura que existe.
     Tem Astrólogos que se baseiam só na leitura básica do mapa e nada mais, tratam como oráculo e fazem o que se ve por aí como horóscopo, e muitas pessoas insatisfeitas.
     Tem outros que levam para o lado puramente psicológico, associando postulados psicológicos e astrológicos, formando a astropsicologia, a mais usada hoje.
     Tem alguns que usam a tradição Vedanta e associam a astrologia Cármica e acrescentam mais pontos ao estudo.
     Tem astrólogos que se dedicam a cidades, outros a empresas, outros a relacionamentos e uma infinidade dentro da área.
     Existe um campo bastante amplo para a pesquisa, a qual me dedico.
     Terapeutas Astrólogos, são poucos, alguns trabalham com florais, outros com feng shui, e outras terapias alternativas para o equilibrio do ser.
     Tem pessoas que temem, por saber algumas previsões, que também é um fator que a Astrologia permite, mas não por adivinhação, mas por comparação, de momentos no céu e análise profunda da vida da pessoa.
     É como se um médico previsse que uma pessoa delicada de saúde, após tomar uma chuva intensa sem proteção, ficasse doente com gripe, ele não adivinhou, apenas comparou fatos e a pessoa e previu, pode dar certo ou não.
     No caso da Astrologia, as previsões são baseadas em ciclos importantes, em idades, em fatos que se repetem e a pessoa está em fase de evolução, aprende e pode vivenciar os fatos de outra forma, por isso que uma previsão tem seu lado positivo e negativo, tudo depende do fator merecimento e evolução de cada um.
    Quem associou a Astrologia com Religião, foi a Inquisição e desde tempos remotos da idade média, tudo que é esotérico e que o homem tenha a oportunidade de conhecer a si mesmo, é uma forma de "pecar" contra um deus punidor.
    Porque algo tão Divino, iria esconder de nós a própria identidade? O que somos? Quem somos?   
   Porque este conhecimento gera tanta supertição, descrédito, zombaria?
   Vejo por aí como entretenimento????
   Por acaso, alguém desesperado de ajuda, procura um Astrólogo para se entreter? Ou vai, desejar saber algum caminho para melhorar sua vida e suas escolhas?
   Trabalho pela Astrologia como Ciencia, pesquiso, estudo, analiso, uso estatistica e métodos que aprendi na Faculdade para trabalhar com ciencia e alguém sai dizendo que é entretenimento.
    Tenho alguns pontos que pesquiso, uma é a Lua Negra e os Vazios Humanos e a outra e a Cabala Numerológica que existe uma espécie de DNA cósmico que nos liga a Deus através de números, em breve, desejo publicar livros sobre estes assuntos, com materiais que há anos tenho pesquisado em meu trabalho de consultoria e aulas.
     Aqui fica a pergunta, e a partir de agora, visualizem bem Astrologia é uma Ciencia e não é supertição e Astrólogo é um profissional que estuda muito, a vida toda se for possivel e ama o que faz.
     E Ama principalmente seu meio de trabalho as Estrelas.
     Silvana Guiraud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário