sábado, 15 de maio de 2010

Medo e Preconceito



   Tenho avaliado todos os dias muitos fatos a respeito destes dois itens, o Medo e o Preconceito.



   Pelo que tenho de experiência nesta caminhada de vida, vejo que ambos estão ligados, ou são contínuações um do outro.


   Muitas pessoas desenvolvem preconceitos, por medo de alguma coisa, seja racial, religioso, ou qualquer fato.


   A pior coisa que une-se ao preconceito é a ignorância, por não conhecer o assunto ou a pessoa, ou o costume racial, antes de julgar se é bom ou mau, devemos nos informar corretamente, não agir com ignorância e sim com sabedoria.


  Quem tem sabedoria, não tem medos e nem preconceitos, vai entender suas diferenças e compreender que para fazer parte de um todo, cada um tem uma função a desempenhar e um caminho a seguir.


   Vejo muitas pessoas tratarem o oculto, as religiões afro e as não cristãs, como coisas macabras e diabólicas, por puro medo e preconceito.


  Quem disse que Jesus era cristão ou tinha uma religião, quem disse que ele era louro de olhos azuis, tem comprovação???


  E por medo de suas palavras, muito fortes para uma época de pura ignorancia, foi crucificado, assim aconteceu com muitos ícones no mundo, na história universal.


  Quem é diferente, quem está avante de seu tempo, pensa de forma justa e pela paz e amor, sofre com inúmeros preconceitos.


  Falar de espiritualidade, de magia, de astros, de consciência cósmica, de ufologia, de metafísica, entre outros assuntos gera muito medo nas pessoas e com certeza preconceitos.


Mas falar de sexo, corrupção, roubos, violência, mortes, doenças, vida alheia, é uma fato que vende milhares de jornais e revistas e emporcalha os meios de comunicação.


  Tudo para que seja cada vez mais alimentada a ignorancia e desenvolvido o medo e os preconceitos entre os povos. E ficar bem longe dos valores humanos de amor, solidariedade, fraternidade e justiça.


  Antes de julgar e criticar algum fato, trabalho, opinião, conceito, religião, filosofia de vida, conheça, veja o que é , como é, se não agradar, não precisa fazer parte, mas conhecendo, não será mais um ignorante e julgador.


  O conhecimento amplia horizontes, abre canais evolutivos, faz com que as pessoas se encontrem e sejam capazes de discernir sobre qualquer assunto e não ter preconceito e nem medo do que ainda não conhecem.


  É importante ter a mente aberta, para conhecer e respeitar todos os seres, sejam eles quem forem, sejam diferentes, pois, nada e nem ninguém é igual.


Sair por aí, falando mau, denegrindo, julgando, colocando muitas pessoas, profissões, religiões, gostos e outros em ostracismo e isolamento social, pode levar a algum dia ter que cruzar, conviver ou amar quem Você abomina, tem medo ou preconceito.


  Poderá ser seu filho, neto ou algum familiar e aí como será???


  Quem critica, julga, fica dando palpites, se ditando os grandes mestres do mundo, estão alimentando o monstro interno do medo e arrotando o preconceito por pessoas e outras coisas diferentes as suas.


  Portanto tomem cuidado, um dia o que Você abomina hoje pode estar dentro do seu lar e terá que aceitar e aprender a amar de verdade.


  Seja humilde, sábio e adquira novos conhecimentos, não fique na ignorancia e nem no preconceito.


  Para ser feliz, é preciso ser livre, sábio, diferente e estar aberto a tudo e a todos.


  E principalmente olhar para os novos horizontes diariamente.


Silvana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário