domingo, 20 de junho de 2010

CONVIVENDO COM AS CRÍTICAS:

  Nos dias de hoje, abrindo os veículos de mídia o que mais vemos são pessoas com a capacidade de criticar, zombar, denegrir a imagem e a moral alheia.
  Com o advento da internet, isso se tornou um meio fácil e anônimo de destruir a imagem e a moral de pessoas de bem, sem o menor esforço e consideração.
  Quem realmente sabe o quer da vida, tem seus projetos, seus ideais, luta para atingir um certo degrau e ali está. Gera cobiça e inveja de outras pessoas incapazes, que em vez de trabalharem por seus objetivos e criarem suas metas, atacam sorrateiramente e destrõem sonhos, metas, valores, colocando muitas vezes todas as esperanças de uma pessoa no chão.
   É justo???
  Criticar é algo bastante delicado, pois pode agir de forma tão negativa, e levar uma pessoa a depressão, a auto desvalorização, e até a própria morte.
  Pois quem critica, só sabe olhar, com os olhos ferinos, do defeito, do desamor, da inveja. Uma pessoa que não valoriza o que o outro faz de bom, ou seus bens, pode sofrer um dia, o reverso e assim sentirá a dor da critica.
  Quando uma criança é criticada por seus pais, tida como incapaz, porque errou, ou tirou uma nota ruim na escola, ela coloca em seu interior a mágoa da critica e vai aprender a lição do desvalor.
  Como é ser desvalorizado e desvalorizar, e aí vai se tornar um adulto incapaz de ver as coisas boas, de perdoar, de avaliar cada coisa sob vários ângulos, de observar o conteúdo das pessoas e não saberá o que é amar.
  Pois quem tem amor no coração, respeita, perdoa, ama, avalia, observa, se não gostar ajude a melhorar e não denigre a imagem de ninguém publicamente.
  Pois quando fazemos uma critica, seja ela construtiva, ou destrutiva, mas é "critica", entramos em um universo perigoso, que invade o intimo de quem é atingido, é como jogar uma bomba e não assumir as consequências do estrago que pode causar.
  Por críticas, muitos gênios já deixaram de criar, muitos cientistas já deixaram de pesquisar e encontrar a cura para doeças ainda incuráveis.
   Muitas pessoas são bastante sensíveis e se criticadas de maneira injusta, podem entrar em um vazio sem volta, se tornarem "zumbis", doentes, deixarem seus potenciais criativos e suas vidas perdidas.
   Portanto, quem está sempre de plantão, para fazer comentários maldosos e injustos, veja primeiro, se isto está ajudando Você mesmo a crescer e evoluir como ser humano, se a resposta for negativa, faça algo melhor pela pessoa, elogie e divulgue seu trabalho.
  Pense bem antes de criticar, o aplauso é a melhor maneira de fazer alguém sorrir.

Silvana Guiraud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário