domingo, 27 de junho de 2010

IDOLOS!

  Tenho analisado através de muitas pessoas e da mídia a capacidade que algumas desenvolvem em idealizar outro ser.
   O que é um ídolo?
   Uma pessoa a qual desejamos ser. Ou nos identificamos profundamente.
   Muitas vezes foge do limite da razão tais ideologias, muitos por terem tanta identificação como outro, acabam com sua própria identidade ou até pior a vida.
   O que existe por trás deste desvio psicológico? Um extremo vazio, a falta de reconhecer seu próprio valor, o poder pessoal que é sempre destinado para o outro e nunca para si mesmo.
  Alguém que não pode ser valorizado, não olha para si mesmo, começa a idealizar um determinado artista ou pessoa de sucesso, e tenta ser como ela.
  Tenta ser!!!
  Pois não sabe o quanto esta pessoa que atingiu o degrau da fama, pode estar sofrendo por isso, e estar desgastada pela falta de privacidade, que a leva a viver fugindo, mascarando suas identidades, não podendo ser elas mesmas, será que são felizes por terem fama e serem idealizadas por tanta gente?
  Admirar sim, idealizar não.
  Aplaudir sim, sufocar não.
 Quando uma pessoa gera um idealismo bastante forte por outro, isso é demonstração de falta de seus próprios valores, alguém que cresceu vendo os outros sendo valorizados e ele não.
  Quando pequeno, era uma criança criticada, excluída, não amada pelo próprio meio familiar, gera esse apego fanático de idealismo por outro ser, mudando sua identidade para ser aceito, para ser visto e acreditado em uma sociedade que só aceita os melhores, os vencedores.
  Ser diferente, ser verdadeiro, não é modismo, não é mídia, não dá sucesso, o que vale é ser um pouco clone de alguém.
  Se surge uma modelo que brilha por seu mérito, na sua cola surge milhares imitando-a, com seus modos, para ser ou sentir um pouco desta fama e assim é com tantos seres idealizados, até seres santificados são imitados para alimentar na alma a capacidade de idealizar ou seja mentir para si mesmo.
  Para fugir de sua identidade, negar seus potenciais, descrer de sua missão de alma, alimentar seus vazios e feridas interiores, ser eternamente aceito no meio social e na moda, precisa sim ter um ou vários ídolos.
  Admirar uma pessoa de sucesso, tê-la como exemplo e aplaudir sempre que possível seu mérito e saber elevá-la se ela precisar de ajuda, isso é ter equilibrio e valores próprios.
  Não precisamos sair por aí idealizando as pessoas, pois todas são como nós, todos tem seus potenciais e capacidades para desenvolver coisas incríveis. Que não precisam ser iguais, podem ser originais, podem ser coloridas, podem ser musicais, tem sabor e gosto para todos, e espaço para outros tantos.
  Se Você tem ídolos, analise sua situação. O que está te faltando, tente preencher, tente compreender, e verá que sobrará a admiração e Você estará centrado em sua vida e não desejará ser mais o outro.
  Isso acontece em muitos relacionamentos, há pessoas que se casam projetando e idealizando o outro e quando enxergam que aquela pessoa não é nada mais do que um belo e falso sorriso, ás vezes nem a admiração sobra.
  Existe uma palavra de Jesus que diz "Amai o próximo como a Ti mesmo"; exatamente, primeiro se amar profundamente, se valorizar, ser. Depois amar o próximo e não idealizá-lo e nem parasitá-lo, temos nosso espaço, nossa vida, nossos valores e nossos aplausos, não precisamos nos travestir de outros que são sofredores e sugados de suas energias por possuirem algum talento.
  Quem acredita em si mesmo, se coloca em equilibrio diante dos grupos sociais, admira as virtudes e degraus conquistados pelo seu próximo, tem capacidade de amar de verdade, só tendem a evoluir como ser humano e ser de luz.
  Quem alimenta seus vazios e feridas de alma, não acredita em si mesmo, teme o olhar e a opinião dos outros, vive em bandos sociais, inveja e idealiza os seres que possuem algum destaque e vitória em sua caminhada, só tendem a sucumbir na depressão, nas drogas, na mentira, e se acabam opacos, sofredores, sem rumo, sedentos da energia dos seus ídolos que um dia se vão e os vazios irão permanecer.
  O grande número de doenças mentais e psicopatas que estão na nossa sociedade, nos mostram isso. Um desvio emocional, do bem para o mal, uma inversão de valores tão grande que está escurecendo o mundo em que vivemos.
  Portanto é preciso se amar mais, dar valor sim, aplaudir e admirar, jamais idealizar pois isso mostra que se Você se conhecer melhor, verá tantos talentos, que seu ídolo vai admirá-lo.
  Basta tentar!!!!
   Silvana Guiraud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário