domingo, 27 de junho de 2010

RELACIONAMENTOS E O PODER PESSOAL.

 
Venho hoje falar em um item muito importante, a convivência entre duas pessoas e o poder pessoal.
  O que significa isso; sua força interior propriamente dita, aquilo que Você trouxe de outras dimensões e nasceu com Você.
  Não pode ser dado a ninguém, porque corre o sério risco de perder-se em um labirinto de amarras e mandos, sem fim.
  Cada vez que dá seu poder pessoal a outrem, está liberando uma mensagem subliminar que diz "mande em mim", "sou imaturo(a)", posso ser seu escravo ou animal de estimação, me trate como seu objeto ou entenda que não possuo desejos e nem domínio próprio. Como pode?
  Uma pessoa por "Amor" deixar se levar a este estado patético de humilhação e falta de respeito, uns tomam posse do outro dizendo, ser apenas ciúmes, zelo, apego, outros tomam para si o poder pessoal do outro.
  Porque?
 Porque o outro deu, apenas isso; permitiu esta invasão de privacidade pessoal, esta invasão de sentimentos, esta morbidez dentro do relacionamento que só acaba em doença, e separação.
  Quando o ser mais sugado e mais dominado acorda, e passa a cobrar seu poder pessoal devolta e passa a integrar-se, como um ser inteiro e não como um farrapo humano, medroso , dominado, cheio de ultimatos e ameaças pelo outro(a), consegue libertar-se e ver a vida como ela realmente é. Abre-se para a felicidade, para a juventude, para novos e sadios relacionamentos, liberta-se e passa a ser inteiro, um ser completo de corpo, alma e coração.Uma pessoa feliz.
  Ninguém "tem que" viver ao lado de outro em sofrimento, convivendo, e em seus pensamentos existe o sonho da libertação, de outras vivencias, de uma vida plena e satisfeita. Não é porque é "marido e mulher" que "tem que" dominar, invadir,limitar, acorrentar, tirar a seiva da vida do outro, isso leva a morte, aos poucos, "até que a morte os separe", exatamente, a morte, por falta de liberdade, de cumplicidade, de complementaridade, de respeito ao poder pessoal do parceiro(a).
  A solidão pode amedrontar muitas pessoas, é bastante dolorida, mas todos os solteiros(as), são geralmente pessoas que se bancam, que tem domínio de suas vidas, que sabem o seu caminho e voam em liberdade, não passam seu poder pessoal para qualquer pessoa e em geral vivem em plenitude, podemos dizer até que são felizes.
  Mas em alguns relacionamentos, quando um domina, e o outro é dominado, há quebra do respeito, perda do poder pessoal, geração de inúmeros problemas, apegos extremos, ciúmes doentios e até crimes passionais, por que chegar a isso?
  Meus amigos, manter seu poder pessoal em um relacionamento é bastante fácil, é não invadir os limites do outro(a) me nem deixar ser invadido,ter sua vida particular, seus amigos, suas correspondências , seu telefone celular, seu trabalho, sua vida comum, como era antes deste alguém fazer parte dela. Um companheiro, como diz o nome, vem acrescentar na nossa vida, mais amigos, mais vida, mais alegrias e não tirar tudo que temos, inclusive nossa paz.
 Estar juntos, não significa que o mundo tenha que parar por nossa causa, e nem nós somos os únicos moradores do planeta, existe a convivência , e em muitos casos, há pessoas,que fazem de seus parceiros seres tão submissos, que nem sequer podem olhar ou cumprimentar velhos amigos(as) se estiverem juntos, isso, é hipocrisia e que a cada dia aparece cada vez mais engrossando a fila dos divórcios e das agressões conjugais e das traições.
  Também quando há invasão do poder pessoal do outro(a), aquele(a) que comete isso, esta "pensando em controlar", mas está abrindo uma brecha para que o outro(a) busque desesperadamente sua liberdade e encontre uma forma de traição.
  Portanto não adianta, em relacionamentos, não há fórmulas de felicidade, há apenas equilíbrio , maturidade, complementaridade , estar ao lado, convivendo e acrescentando coisas boas e tentando de alguma forma retirar as pedras que juntos encontrarem pelo caminho.
  Estar ao lado de uma pessoa para manter uma vida saudável para ambos e juntos serem completos e terem seus poderes pessoais, intimidades respeitadas, é algo que leva a longevidade da relação, pois a cada dia há algo a acrescentar, algo a contribuir, algo a elogiar, algo a gerar situações de puro extase e muita paz interior entre ambos, se isto é Amor, pode até ser, mas não há como dizer "meu amor", se pretendo tirar a luz do sol e as estrelas de quem foi colocado no nosso caminho para nos ensinar e compartilhar a vida nesta existência .


Silvana Guiraud

Nenhum comentário:

Postar um comentário